quarta-feira, 14 de maio de 2008

Proibição do termo 'lésbica'?


Dia 30 de abril saiu no Portal de Notícias O Globo (G1) uma notícia no mínimo intrigante, informando que alguns habitantes da Ilha de Lesbos desejam restringir o uso do termo "lésbica" para os oriundos da ilha.

Não aceitam o 'direito adquirido' das lésbicas do mundo todo e não querem ter sua autodenominação veiculada de modo a referir a preferência sexual em questão. Alegam um sentimento regionalista e se consideram indignados historicamente.

Bem... Lesbos é a terceira maior ilha grega e está localizada a Nordeste do Mar Egeu. O lesbianismo se origina com a leitura interpretação dos poemas de Safo(Sappho), cuja poesia foi marcada por amor emocional ou platônico entre ela e outras mulheres. Por causa de tal associação, Lesbos e especialmente Eresos (cidade de nascimento de Safo) são visitadas freqüentemente por turistas lésbicas.

Se ganharem a causa e a intolerância vencer, algumas dificuldades surgirão. Substituir a nomenclatura para "Sáficas" ou "Tríbades" depois de toda uma luta para que os direitos de mulheres homossexuais fossem um pouco reconhecidos, seria um desastroso passo atrás. Não só nos dicionários, mas no cotidiano lésbico.

Apesar disso, reina o pensamento positivo e o bom humor; Evangelia Vlami, representante da Comunidade de Gays e Lésbicas da Grécia, afirmou: "Vamos rir no tribunal. O termo já foi aceito pela sociedade, historicamente, por cientistas, e até mesmo pela ONU."

A primeira audiência será em junho.





Segue a notícia:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL448995-5602,00-GREGOS+DE+LESBOS+QUEREM+PROIBIR+USO+DO+TERMO+LESBICA.html

Nenhum comentário: