quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Visibilidade GLBT


Segundo uma matéria publicada pelo O Globo baseada em reportagem da BBC Brasil, o poder gay vem ganhando mais espaço no mundo todo, inclusive na terra do machismo, a América Latina.

No Brasil, este crescimento ocorre, principalmente em virtude de eventos como a Parada do Orgulho Gay de São Paulo, que em sua última edição reuniu cerca de 3 milhões de pessoas; da proclamação da sexualidade de um grande número de gays e lésbicas atualmente; e graças a juízes ativistas que deram sentenças decisivas que garantiram novos direitos aos GLBT, e nesse caso podemos citar o juiz do Rio Grande do Sul, por exemplo, que ordenou que o Sistema Único de Saúde (SUS) subsidiasse o custo de operções de mudança de sexo.
No México, a aprovação em 2006 da lei que reconhece legalmente a união civil entre pessoas do mesmo sexo, também foi um grande passo para comunidade gay em um país extremamente católico.
No entanto, em alguns lugares a intolerância é extrema e a homossexualidade é vista como crime. Por isso, mesmo com toda essa visibilidade que os GLBT vêm alcançando, não podemos esqucer que o preconceito e as forças de retrocesso continuam atuando em toda parte.


Nenhum comentário: