quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Audiência Pública sobre HOMOFOBIA NAS ESCOLAS


Confirmada Audiência Pública sobre HOMOFOBIA NAS ESCOLAS na Câmara dos Deputados dia 22/10/2009


COMISSÃO APROVA EMENDA SOBRE HOMOFOBIA

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) aprovou, na quarta-feira (05/08/09), requerimento do deputado Iran Barbosa (PT-SE) para debater, em conjunto com a Comissão de Educação e Cultura (CEC), a homofobia nas escolas.


O objetivo da audiência pública é disseminar informações a respeito de pesquisas que apontam o quanto é alto e grave o grau de discriminação nas escolas. “Também queremos apresentar as políticas públicas propostas para a reversão deste quadro”, explicou o deputado Iran.

Titular na CLP e na CEC, Iran Barbosa, que é professor, defende o Estado laico. Ele coordena, em Sergipe, a Frente Nacional pela Cidadania LGBT. Além de Iran, o pedido de audiência pública foi assinado nas duas comissões pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN).

“A escola é um lugar privilegiado para promover a cultura do respeito às diferenças, à diversidade e da inclusão social, rumo a uma verdadeira democracia para que todas as pessoas possam viver com dignidade e sem discriminação”, disse Iran.


Quadro – Estudos publicados nos últimos cinco anos demonstram e confirmam cada vez mais o quanto a lesbo-homo-transfobia (medo ou ódio irracionais às pessoas LGBT) permeiam a sociedade brasileira e se encontra presente nos colégios.

Um destes estudos, a pesquisa “Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar”, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e publicada em 2009, revela que 87,3% dos entrevistados têm preconceito com relação à orientação sexual . Foram entrevistados 18,5 mil alunos, pais e mães, diretores, professores e funcionários.

Pesquisa da Fundação Perseu Abramo, publicada este ano, sob o título “Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil: intolerância e respeito às diferenças sexuais”, demonstra que 92% da população reconhece que existe preconceito contra LGBT e que 28% reconhece e declara o próprio preconceito contra LGBT, percentual este cinco vezes maior que o preconceito contra negros e idosos, também identificado pela Fundação.

“A homossexualidade ainda é um tema cercado de preconceitos em nossa sociedade. O preconceito, de modo geral, surge em razão de falta de conhecimento, sendo esta uma lacuna que compete à escola preencher”, considerou Iran.


Para debater o assunto, serão convidados o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lázzaro; Tatiana Lionço, pesquisadora do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (ANIS); Carlos Laudari, diretor da Pathfinder do Brasil; Beto de Jesus, especialista em Diversidade; Perla Ribeiro, coordenadora executiva do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CEDECA-DF); e Marcos Elias Moreira, presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás.

Também serão convidados um representante da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Federal de Psicologia.


---x---
Promoção:
Comissão de Educação e Cultura
Comissão de Legislação Participativa

Parceria:
Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT
Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais


Os(as) palestrantes
1) Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lázzaro;
2) Tatiana Lionço, pesquisadora do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (ANIS);
3) Carlos Laudari, diretor da Pathfinder do Brasil;
4) Beto de Jesus, especialista em Diversidade;
5) Perla Ribeiro, coordenadora executiva do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CEDECA-DF);
6) Marcos Elias Moreira, presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás.
7) Representante da Ordem dos Advogados do Brasil,
8) Conselho Nacional de Educação
9) Conselho Federal de Psicologia.



Nenhum comentário: