quarta-feira, 28 de abril de 2010

França deixa de considerar "transexualismo" doença

Sex, 05 de Março de 2010 15:45
Em 02 de março passado, a França aprovou a retirada da transexualidade da lista de transtornos mentais. O país torna-se o primeiro do mundo a deixar de considerar a condição dos transexuais como um problema mental.


Segundo Louis-Georges Tin, presidente do comitê IDAHO (International Day Against Homphobia), essa é uma vitória simbólica que pode vir a garantir direitos para os transexuais. “Eles são cidadãos normais. Mas ainda não atingimos o ponto em que eles têm permissão para tomar suas próprias decisões ao invés de depender da permissão de doutores e psiquiatras”.

Apesar da iniciativa, transexuais e médicos ainda se queixam do tratamento no país. Embora a França pague pelas cirurgias de mudança de sexo, os beneficiados tem poucos médicos para escolher e esses reclamam do pouco treinamento que recebem para cirurgias desse tipo.

* informações do site Advocate.

---x----
Um primeiro passo e de muita importância. Considerar a transexualidade um distúrbio é classificar cidadãos plenamente cônscios de suas faculdades mentais como dependentes de especialistas para discernir o que é melhor para o seu próprio bem. A imposição de laudo psicológico e psiquiátrico como prerrogativa para a cirurgia de redesignação de sexo é desempoderar o sujeito, colocando sua livre manifestação de vontade presa ao aval de dois profissionais da saúde. Configura grave atentado ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, pois condiciona o indivíduo transexual à opinião de terceiros para que possa submeter-se a procedimento cirúrgico que vise fundamental para o reconhecimento de sua psique em seu corpo.
Contentes com esse primeiro passo dado, esperamos a profusão desses ideais por outros países do mundo até que seja garantida a Humanidade a todos.
H.

Nenhum comentário: