segunda-feira, 24 de novembro de 2008

25 de Novembro Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres

Conforme e-mail veiculado pelo Movimento D'Ellas...

TEM MULHERES LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSEXUAIS NA PARADA, PELA ABOLIÇÃO DO RACISMO, MACHISMO E HOMOFOBIA.

- 25 de novembro foi declarado Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres no primeiro encontro Feminista da América Latina e Caribe organizado em Bogotá, Colômbia, de 18 a 21 de Julho de 1981.

Neste encontro, houve uma denúncia sistemática de violência de gênero, desde os castigos domésticos, às violações e torturas sexuais, o estupro, o assédio sexual, a violência pelo governo, incluindo tortura e abuso de mulheres prisioneiras. Este dia foi escolhido para homenagear o violento assassinato das irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa) no dia 25 de Novembro de 1960, pelo ditador Rafael Trujilo, na República Dominicana. Em 1999, as Nações Unidas reconheceram oficialmente o 25 de Novembro como o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres.

A Articulação Brasileira de Lésbicas - ABL incluindo a homoafetividade feminina nesse momento lembra Fannyann Eddy.

Fundadora da associação LGBT de Serra Leoa, palestrante, tanto na Organização das Nações Unidas como em outros órgãos, que Citava"Vivemos com medo em nossas comunidades em virtude do assédio e da violência originária de vizinhos e outros." Os ataques homofóbicos ficam impunes perante as autoridades, o que encoraja o tratamento discriminatório e violento desses grupos contra gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros", disse certa vez ao falar nas Nações Unidas.

Eddy foi assassinada em 28 de setembro de 2004, dias depois de ter dado depoimentos sobre as ameaças de violência por que passam lésbicas e gays. Homens entraram à noite na Associação de Lésbicas e Gays de Serra Leoa — Sierra Leone Lesbian and Gay Association (SLLAGA) —, onde ela trabalhava, estupraram-na e a espancaram, além de quebrarem seu pescoço, levando-a a óbito. Fannyann deixou um filho de 10 anos de idade, e sua companheira Esther.

A ABL criou um postal lembrando Fannyann Eddy, vinculando a homoafetividade feminina a campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, no qual coloca a disposição de suas afiliadas para reprodução.

Contatos para orientação/ sugestão/ informação:
ABL- abl2006@gobo.com, abl.assessoriatecnica@gmail.com

Nenhum comentário: