domingo, 9 de novembro de 2008

Manifesto contra a "Proposta 8"

Um assunto que não devia nem ser discutido: se duas pessoas têm ou não o direito de se casar. Parece que quando a orientação sexual dos indivíduos é diversa da maioria, isso muda de configuração. Alguns estados dos EUA permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo e por algum motivo grupos religiosos e conservadores vêem a necessidade de fazer um referendo popular sobre garantir ou não o direito de pessoas bi ou homossexuais que resolvam se unir, com amparo legal. Infelizmente, aprova-se a proposta de proibição da união civil entre pessoas do mesmo sexo e aprova-se a inclusão no texto constitucional de que são válidos "apenas o matrimônio entre um homem e uma mulher".

Cerca de 18 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram realizados na Califórnia desde o início do ano. Em que situação ficam essas pessoas? Só podemos esperar para ver.

H.



Milhares defendem o casamento gay nas ruas de Los Angeles
Ao menos duas mil pessoas participaram da marcha.
O estado votou nesta terça (4) contra o casamento entre homossexuais.


Milhares de pessoas saíram às ruas de Los Angeles na noite desta quarta-feira (5) para defender a igualdade de direitos e o casamento gay, depois da vitória de um referendo na terça-feira que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma conquista que havia sido incluída na Constituição da Califórnia em maio.

"Lute contra o Ódio em 2008", "Vão para o inferno mórmons", "Igualdade de direitos" e "Sim podemos com Obama" foram algumas das frases gritadas pela multidão que se concentrou nas avenidas St. Vicent e St. Monica, no coração de West Hollywood, o reduto da comunidade homossexual de Los Angeles.

Um policial do condado de Los Angeles calculou em pelo menos 2 mil o número de manifestantes no início da marcha, mas o número aumentou consideravelmente durante o protesto.

"Sou vítima da H-8" ('H' em uma referência à palavra ódio em inglês), escreveu no corpo Jason Louis, um manifestante de 34 anos que casou no domingo com o companheiro. "Agora estamos esperando para ver o que vai acontecer conosco. Decidimos nos casar dois dias antes da consulta eleitoral porque tinha o pressentimento de que iam nos tirar este direito", disse Louis.

Muitos presentes pediram que a religião fique fora da Constituição estadual.

Com 99,5% das urnas apuradas, a Proposta 8 que pedia o voto "Sim" à emenda para proibir os casamentos gays na Califórnia tinha 52,5% dos votos, contra 47,5% do "Não".

A votação elimina a decisão de maio da Suprema Corte da Califórnia de permitir os casamentos gays e inclui uma emenda na Constituição que considera válidos "apenas o matrimônio entre um homem e uma mulher", deixando no limbo 18 mil casais homossexuais já casados.

Nenhum comentário: