sexta-feira, 3 de abril de 2009

Iowa legaliza casamento

Mais um avanço nas leis acerca da orientação sexual: O estado de Iowa, nos Estados Unidos da América legaliza o casamento.

" Suprema Corte do estado americano de Iowa nesta sexta-feira (03/04/2009), considera que a lei estadual que bane o casamento entre pessoas do mesmo sexo viola os direitos constitucionais de gays e lésbicas. A decisão foi unânime. Com isso, o Iowa torna-se o terceiro estado americano a permitir o casamento homossexual, depois de Massachusetts e Connecticut. A instituição chegou a ser legal na Califórnia, mas a população repeliu a decisão em um referendo."

Com isso, Iowa se torna o terceiro estado dos EUA a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ao lado de Iowa, temos Massachusetts e Connecticut. Os estados de Vermont, New Hampshire e New Orleans permitem a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Vermont fez história no ano 2000, quando se tornou o primeiro estado a aprovar a união civil para casais de gays e lésbicas.

Sobre a proibição na Califórnia, caso não lembrem desse evento, aki no Blog tem matéria sobre isso.. Foi a aprovação da Proposition 8, que proibia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Inclusive, estando no Congresso internacional "Arco Global da Justiça: Leis acerca de Orientação Sexual no Mundo", foi dito que, entre outros fatores, um que ajudou a proibição foi a confusão dessa votação. As pessoas votavam "sim, eu não quero que pessoas do mesmo sexo se casem". Esquisito. Certamente um artifício de quem queria que fosse banido o direito ao casamento. Outro dado da Conferência sobre o assunto foi de que algumas religiões, nos cultos semanais, propagavam para seus adeptos que, em se legalizando o casamento entre pessoas do mesmo sexo, se proibiria o casamento entre pessoas do sexo oposto. Isso foi relatado por uma das palestrantes que disse que sua maid veio chorosa lhe confessar que seu marido (da maid) havia votado "sim" na Proposition 8 pq na igreja havia sido dito a ele que caso a Proposition 8 fosse rejeitada o casamento dele não teria mais validade. É um golpe bem baixo, é fato. Infelizmente parece que pras Religiões a legalização do Casamento Homoafetivo é uma Guerra. E na Guerra e no Amor, bem sabemos, tudo vale. Uma lástima.. de fato,uma lástima..

H.

Nenhum comentário: