quarta-feira, 15 de abril de 2009

Vitima de Homofobia será indenizada

Gay agredido em rua de SP será indenizado em 50 salários mínimos
Vítima também receberá pensão mensal vitalícia. Decisão foi divulgada nesta segunda-feira (13/04/2009).Homossexual foi agredido nas imediações da Praça da República

Um homossexual que perdeu um rim após ser agredido na região da Praça da República, no centro de São Paulo, deverá ser indenizado pelo estado em 50 salários mínimos por danos morais e materiais, além de receber pensão vitalícia de 1,10 salário mínimo por mês. A agressão aconteceu no final de 2006, e a decisão foi divulgada nesta segunda-feira (13/04/2009) pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Na sentença, o juiz afirma que o estado tem o dever de indenizar, pois há provas de que não foi garantida a segurança pública no local. O homossexual foi atacado por um grupo de oito pessoas vestidas de preto e usando botas. A vítima foi atingida por um chute na altura do rim direito. Por causa do golpe, ela teve de ser submetida a uma cirurgia para a extração completa do rim.

A ação foi proposta em 2007. Segundo a defensora pública Vania Agnelli, no local já tinham ocorrido outros ataques a homossexuais, tanto que chegou a ser mantida uma unidade móvel da polícia na região. No dia do ataque, no entanto, a unidade não estava no local. Ao G1, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) afirmou que não havia sido notificada até o fim do expediente desta segunda-feira e que irá esperar a notificação para conhecer a decisão do juiz e tomar alguma medida.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1083600-5605,00-GAY+AGREDIDO+EM+RUA+DE+SP+SERA+INDENIZADO+EM+SALARIOS+MINIMOS.html
*****

"No dia do ataque, no entanto, a unidade não estava no local."

aham.. ta legal..

Nao adianta colocar policiamento se não houver uma capacitação desses policiais. É fato notório que a Polícia se omite em casos de agressão a "grupos" que a propria policia desrespeita. Seja agressão a homossexuais, a pobres, a roqueiros. Não adianta absolutamente de nada colocar 3, 4, 20 policiais armados que simplesmente vão virar as costas e fingir que nada veem. Sem o treinamento adequado, sem a capacitação (q consiste justamente em conscientizar da necessidade de garantir a segurança a todos), os crimes de ódio vão continuar ocorrendo e os agressores vão continuar saindo impunes. Havendo impunidade, não se coíbe o comportamento criminoso. O Estado de São Paulo está sendo obrigado a indenizar a vítima. Excelente, um passo certo, pelo menos. Mas e os autores do fato, aonde estão?

H.

Nenhum comentário: